fbpx

HISTÓRIA DA FENACHAMP

Uma festa dedicada a celebrar o champanha, é a melhor maneira de propor um brinde aos bons momentos! Com 40 anos de história, a FENACHAMP chega à sua 17ª edição orgulhosa da sua origem, o 1° Festival Colonial Italiano, ocorrido no ano de 1979.

No mesmo ano, ocorreu uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Garibaldi, o Centro da Indústria Fabril e a Associação Comercial, surgindo a FENACHAMP, Festa Nacional do Champanha, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento comunitário, econômico e social do município.

Porém, essa história é muito mais antiga, a FENACHAMP é a concretização de um sonho que iniciou no ano de 1913, quando Garibaldi realizou a 1ª Exposição de Uvas da Região Serrana. Neste ano, Manoel Peterlongo Filho elaborou em Garibaldi o primeiro champanha brasileiro.

A partir de 1981, Garibaldi ou a oferecer aos seus moradores e visitantes uma grande festa celebrando a qualidade do champanha produzido na região, uma festa que vem crescendo a cada edição, mostrando o que à terra dos espumantes tem de melhor.

RETROSPECTIVA

No dia 12 de junho de 1979, foi firmado o “Contrato de Constituição de Sociedade Civil por Quotas de Responsabilidade Limitada”, entre a Prefeitura Municipal de Garibaldi, Centro da Indústria Fabril e Associação Comercial, a qual fundava uma sociedade sem fins lucrativos, cuja presidência seria trocada a cada 3 anos: a FENACHAMP, Festa Nacional do Champanha.

Primeiramente, esta sociedade realizou o 1º Festival Colonial Italiano, visando divulgar a cultura deste Município, além de buscar subsídios para a realização da primeira Festa Nacional do Champanha.